A Junta de Freguesia de Fajã de Cima, em parceira com a A.R.R.I.S.C.A., organizou, na passada terça-feira, dia 18, um Focus Group para debater a problemática das dependências na comunidade. A iniciativa reuniu profissionais de saúde, educadores e representantes de associações locais.
O encontro permitiu um diálogo aberto sobre os desafios que a freguesia enfrenta em relação às dependências, abrangendo substâncias lícitas e ilícitas, bem como o impacto do uso excessivo de tecnologia. Foram discutidas possíveis estratégias de prevenção e apoio, com o objetivo de promover uma resposta comunitária eficaz e integrada.
O Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Goulart Almeida, destacou a importância deste tipo de iniciativas para compreender melhor as necessidades locais e definir ações futuras: “a nossa vontade de agir é no capítulo da prevenção, mas é fundamental, antes de tornarmos qualquer tipo de ação, percebermos como se encontra a freguesia, reunindo o máximo de informação e um diagnóstico o mais fidedigno possível, à data, para que as respostas sejam as mais adequadas”, afirmou.
Os contributos recolhidos serão analisados e poderão servir de base para futuras medidas de intervenção.
Pode ler a notícia, na íntegra, na edição desta sexta-feira do jornal Açoriano Oriental.
Saber mais